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A locação cada vez maior de automóveis e veículos comerciais elétricos ou híbridos pode ser uma ferramenta importante para o consumidor brasileiro e algumas empresas conhecerem de perto e testarem na prática essa nova tecnologia. A previsão é do presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Junior.

De acordo com ele, a ausência de políticas públicas capazes de incentivar a produção e a comercialização de veículos elétricos com preços mais acessíveis e também a pequena infraestrutura de recarga ainda disponível no País desencoraja as vendas. “A locação, por enquanto, é o único jeito de mais pessoas terem contato com a eletromobilidade”, afirma.

“Mesmo consumidores com condições financeiras para comprarem um carro elétrico nos custos atuais ainda não têm confiança para realizar este investimento devido à dificuldade de recarregamento, especialmente para quem vive em prédios”, acrescenta o presidente da Abla.

Além da curiosidade tecnológica de rodar com um carro elétrico, que já atrai consumidores, a identificação com a emissão zero de poluentes é outro fator que contribui para as locações desses veículos.

Segundo o presidente da Abla, hoje existem perto de 1.200 automóveis elétricos ou híbridos disponíveis para locação no Brasil. Esse número vem crescendo a cada ano. Para ser ter ideia, em 2018 eram cerca de 600 unidades.

“O mercado de locação de elétricos vem crescendo aos poucos, mas a diversidade dos modelos no País aumenta e a disponibilidade deles nas locadoras crescerá”, destaca André Ricardo, CEO da Solution4Fleet, consultoria que presta serviços para locadoras.

“O crescimento dos elétricos no mercado de locação virá das empresas que precisam reduzir suas emissões e de consumidores que buscam uma experiência diferente e têm esse alinhamento ambiental com o carro elétrico”, explica Ricardo. “Nesse cenário, nos próximos cinco anos, deveremos atingir em torno de 5% de veículos elétricos nas frotas das locadoras”, complementa.

Hoje, o consumidor encontra desde carros elétricos para locar por dia até os contratos com assinaturas por um período maior, envolvendo principalmente modelos mais sofisticados.

A Unidas, uma das maiores locadoras do Brasil, diz ter a maior frota de veículos 100% elétricos ou híbridos para locação no mercado nacional. São 200 unidades, incluindo modelos como o BMW i3 e o VW Golf GTE. O carro da BMW custa a partir de R$ 240,00 por dia, enquanto o da VW sai por R$ 235,00 por dia – ambos com seguro.

"Optamos por assumir o protagonismo de oferecer esses veículos ao mercado, incentivando a demanda e proporcionando aos clientes uma experiência diferenciada. Existe um movimento global de fortalecimento empresarial das práticas ambientais, sociais e de governança, o que vem resultando no crescimento da demanda por veículos eletrificados", afirma Breno Davis Campolina, Head de Frotas da Unidas.

"O público-alvo desse segmento são clientes que desejam vivenciar a experiência de um veículo eletrificado, sem precisar aplicar os altos recursos necessários para a sua aquisição”, aponta Campolina.

Outras empresas que já oferecem modelos elétricos em locações diárias são a Movida e a BeepBeep. Na Movida, por exemplo, é possível alugar um Nissan Leaf, com autonomia de 378 km, pagando R$ 520,00 por dia (seguro incluso).

Quem quiser fazer uma assinatura mensal de um automóvel premium encontra opções sofisticadas na Osten Fleet, como Mini Cooper S, Jaguar i-Pace SE e Tesla Model Y. O mais barato é o Mini Cooper S, que custa R$ 5.999,00 mensais no plano de 48 meses.

O mercado de locação de veículos elétricos será um dos temas do evento “VE Open”, evento que começa no dia 22 setembro, com a abertura do “Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), e inclui também a exposição “Veículo Elétrico Latino-Americano”, a partir do dia 23, e o “Dia da Mobilidade Elétrica”, em 25 de setembro. O congresso vai acontecer no auditório do Museu do Futebol do Pacaembu, enquanto a exposição será realizada na Praça Charles Miller.